17 agosto 2013

Como fazer marca d'água no Photoscape (Letras em relevo)


hi, baby! Ki sorriso, hein?

Ufa! finalmente terminei de editar as imagens para o tutorial
Por isso, e por outras obrigações da vida, porque tenho vida fora da blogosfera, né gente! não respondi os comentários dessa semana, pois,  estava finalizando esse post.
Bom, voltando a falar sobre edição de ilustrações de posts, ensinarei sobre essas letras em relevo do nome do blog que eu uso nas imagens de post.Nada mais é que  uma marca d'água.
Estou a falar desse tipo de efeito nas letras:




No caso das minhas ilustrações de post  aqui no blog,as marcas d'água são feita no Photoscape.
Não é tão difícil fazer.
Só dão um porquinho de trabalho, porém o efeito é bem legal!
Só aconselho que esse efeito de marca d'água é bom pra quem gosta de padronizar as ilustrações de post durante um tempo ou quando durar um layout, pra você não ter que ficar mudando o estilo das ilustrações e a marca dágua a todo instante.
Vamos aos Materiais:

Materiais

1- Ilustração de post já pronta (No caso do exemplo abaixo as medidas são 600 X 200, eu uso aqui no  blog 600 X 300 mas, você que define o tamanho da ilustração)
Em outro tutorial eu ensino a fazer essas ilustrações larguinhas mas, acredito que quase todo mundo sabe fazê-las



2 - Baixe/Salve Vetores ornamentais abaixo à sua escolha.
     Foram editados por mim. Se forem reproduzir deem créditos.
     (Você pode também utilizar a logomarca do blog/site que já existe, por exemplo)


Salvou algum desses acima?
Bom, então vamos ao passo-a-passo:

Passo-a-passo


1º Abra seu Photoscape na opção "EDITOR"



2º Clique no  botão de "MENU" - que fica na página abaixo, à direita -  em "NOVA FOTO"


- Aparecerá uma janelinha.
Escolha a cor Branca e dê "OK"




3º Na ala "INÍCIO" clique no botão "REDIMENSIONAR" e apague os números e desmarque a opção "PRESERVE ASPECTO DE PROPORÇÃO"
Escreve na "LARGURA" 600
E na "ALTURA" 200 ( Aqui você pode escrever as dimensões que você usa nas suas ilustrações de posts)



4º Na ala "OBJETO"  ,  "FOTOGRAFIA"(no ícone de montanha e sol)  clique na opção "FOTO" e abra um dos vetores acima que você baixou ou então, abra a logomarca do seu site.




5º Araste com a ponteira do mouse  o vetor ou a logomarca na posição contrária a da foto da ilustração de post
Não esqueça-se de deixar espaço para foto de ilustração!



Ainda na ala "OBJETO" clique na letra "T" maiúscula e escreva o nome do seu blog/site (pode colocar também, o nome do postador ou postadora)


Nesse exemplo escolhi a fonte "LllUPC"


7º Posicionados o texto e o vector clique no botão "FOTO + OBJETO"


8º Clique no botão "SALVAR", "SALVAR COMO" e salve a imagem como o nome   "Marca Dágua" para utilizar em todas as ilustrações de posts do seu blog.

Não parou por aí! Tem mais:

9º Para essa imagem se tornar Marca Dágua devemos instalar na pasta de "TEXTURE" - "PAPER" do Photoscape
Quem não sabe instalar novas imagens/texturas/marca d'água  na pasta de texturas do Photoscape clique nesse LINK que te direcionará a um tutorial onde eu explico  como instalar  qualquer  imagem na pasta de texturas:

10º OK...  Conseguiu instalar a sua imagem pra marca dágua?
Então volte ao seu Photoscape e abra a sua ilustração





11º Na ala "INÍCIO" clique no botão "Filtro" e na opção "TEXTURA"




12º Clique então, no nome da imagem de sua "MARCA D'ÁGUA"



Prontinho!
Você colocou sua marca dágua.
Se alguém pedir posso fazer um tutorial de como fazer essa mesma marca dágua pelo PIXLR
E aí? O que acharam?



 

15 comentários:

  1. Ok, YASMIM posso fazer em breve, aguarde!
    Um grande beijo (^.^)~♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa Isa, eu lembro quando usava o Scape para fazer minhas edições, e o povo ainda gostava, rs. Adorei seu post, realmente são todos bem explicadinhos. Beijinhos.
    Eloísa do Having Cherry e Gave Crazy

    ResponderExcluir
  3. oi Isa!! vlw pelo tuto!!! eu salvei as imagens... talvez posso até usar para editar meu cabeçalho!!!
    bjnhss Bella!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! ELOÍSA, YASMIM, PARK MEENY como estou sem o recurso de responder cada comentário(ainda estou tentando descobrir que "Bug" deu no meu blog") vou "economizar" em uma só resposta e agradecer a todas vocês pelos comentários. Fiquem à vontade sempre aqui, para comentar e tirar dúvidas.
    Um grande beijo (º3º)~chu

    ResponderExcluir
  5. Eu já usei o photoscape, quem nunca né? haha porém eu mal sabia usar e.e só mesmo para fazer gifs e já fiz edições pro fake, mas faz um tempo, hoje em dia não uso mas por preferir o photoshop e saber utilizar melhor ele mas adorei seu tutorial, nunca que eu iria saber fazer isso no photo scape '-' kk
    Beijos Brenda do Gave Crazy

    ResponderExcluir
  6. Eu já usei o photoscape, quem nunca né? haha porém eu mal sabia usar e.e só mesmo para fazer gifs e já fiz edições pro fake, mas faz um tempo, hoje em dia não uso mas por preferir o photoshop e saber utilizar melhor ele mas adorei seu tutorial, nunca que eu iria saber fazer isso no photo scape '-' kk
    Beijos Brenda do Gave Crazy

    ResponderExcluir
  7. Pra eu instalar o PS seria obrigada a desinstalar outros programas e aprender a mexer do zero um editor.(e o preço)
    Por isso e pq gosto do Photoscape que tento me "especializar" apenas no Photoscape e também no site Pixlr que é uma espécie de primo pobre do PS rsrsrs
    Obrigada, Brendinha!
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  8. olá!!! adoreei seu tutorial, me ajudou muito!!! usei para editar o cabeçalho do meu blog e deixei os créditos lá!!! o blog ainda é novo, se puder fazer uma visitinha, será um prazer!!!
    bjnhss
    candy-strawberry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, obrigada e já dei uma visitinha básica no seu blog
    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Por que ficam várias? eu só queria 1 marca...

    ResponderExcluir
  11. obrigada mas porque ficam varias? nao pode ficar uma só?

    ResponderExcluir
  12. obrigada mas porque ficam varias? nao pode ficar uma só?

    ResponderExcluir
  13. Amiga a marca saiu certinha transparente só q ficou o carimbo na foto toda,tipo textura,apareceram várias vezes e ñ uma como esta na sua o q estou fazendo de errado

    ResponderExcluir