08 maio 2014

Plagiar, Reblogar ou "Inspirar-se"?

よう みなさん  Olá todo mundo! Meu povo, descobri que meu blog foi plagiado! Nossa, me deu muita raiva. No primeiro momento tive vontade de xingar a pessoa nos comentários e denunciar o blog. Mas, me acalmei e refleti melhor sobre o assunto. Vi que isso acontece demais na blogosfera e causa muita confusão, dores de cabeça e que muitas vezes termina em barracos  ou até banimentos do usuário no blogger. Eu sou uma pessoa calma que detesta confusão e pago pra não entrar em uma. Porém não sou a única - nem a última - a sofrer dessas más atitudes que maus blogueiros praticam. É claro que também não sou a "madre Teresa de Calcutá" pra dizer que nunca me inspirei em algum material lindo ou adaptei um tutorial. Mas, saibam que CTRL+ C e CTRL + V não são atitudes do Recanto da Fada Alice. E quando eu me inspiro ou adapto um tuto para outro editor ou incremento um efeito diferente sempre dou os devidos créditos. Mas, bateu aquela dúvida: será que reblogar um post ou inspirar-se é tão errado quanto plagiar?

Não é nada agradável quando você descobre que alguém na maior cara-de-pau copiou algo do seu blog que você teve o maior trabalho e se dedicou muito em fazer, gastando horas de sua vida enquanto um ser ou uma criatura simplesmente levou no máximo 5 a 10 minutos pra dar CTRL+ C e CTRL+V e ainda posa de autora e escrever By: Fulaninha no final da postagem. Que ódio! E não foi só o texto mas, até as imagens de posts ela copiou!
Aqui a prova: { }
E MAIS: a criatura não copiou apenas 1 postagem mas, 12(DOZE)! Aqui o print que tirei da página { }
Não vou dar o nome do blog que me plagiou porque eu mesmo quero resolver sem fazer um espetáculo sobre isso u.u Em nenhum momento o blog foi creditado - o que era o mínimo que uma pessoa decente faria.  Sou a favor do seguinte: gostou do post e quer repassar porque achou legal ou útil para seus seguidores e visitantes? Então, reblogue minha amiga  mas, com os devidos créditos ou faz o post com algo a mais pra não ficar a "xerox" do meu, né? Acrescente um efeito, poste imagens suas (diferentes) , faça um vídeo mostrando seu próprio jeito de fazer. Sei lá, mas seja antes de tudo criativo e saiba respeitar as ideias dos outros. Existem blogs que já avisam "Não rebloggar" ou bloqueiam o comando de copiar. A gente até pode imaginar que os donos desses sites sejam egoístas. Não é questão de egoísmo, pessoinhas!  É questão de respeito ao trabalho do outro. Cada um tem direito a ter a sua própria opinião e  se o autor de um determinado blog não quer que seu conteúdo seja copiado, paciência!  Isso deve ser respeitado pelos outros blogueiros. Além do que,   fazer CTRL+ C e CTRL+V é  plágio e quebra de propriedade portanto: CRIME.  Meu blog é pequeno, não é "famosinho". Meu conteúdo é  sobre utilitários para blog e tutoriais de edição de imagens. Então, meu  objetivo aqui é ajudar as pessoas e repassar o que eu aprendi. Porém,  o mínimo que peço é que deem créditos e respeite minhas idéias! Muitos blogueiros iniciantes - não todos é claro - cometem esse "pequeno" crime por não saberem que estão fazendo algo errado e prejudicando blogs pois, (pra quem não sabia como eu ¬¬) a "cópia"  prejudica a indexação do Google - ou seja: quando alguém pesquisa um conteúdo no Google, ele lista os posts associados e às vezes não lista o seu post original. Mesmo que você coloque os devidos créditos pode acontecer que a indexação do Google seja pra o blog que plagiou sua postagem. Esse assunto é polêmico e já bem batido na blogosfera pois,  casos e casos de plágio acontecem e são denunciados todos os dias. Mas, aconteceu comigo e não foi nada bom. Espero que um dia isso acabe de uma vez e que na blogosfera reine a paz  e o respeito. Se alguém faz plágio ou fez plágio algum dia deve rever suas atitudes e mudar o seu  comportamento. Deixo com você dois textos bacanas de se refletir sobre esse tema que são:
E aí, qual a opinião de vocês? Reblogar ou inspirar-se é legal?

12 comentários:

  1. eh horrivel mesmo! mas sou a favor da inspiração em outro blog... a pessoa ver um camelo e fazer um elefante haushaushuas
    seguindo, segue de volta?

    laserquestt.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do camelo virar elefante foi engraçada rsrs mas, concordo contigo. Inspiração não é fazer tudo igual.
      Ok, kissus~

      Excluir
  2. Omg, concordo contigo!
    Também fui plagiada por um post que demorei horas :c mas ficou tudo resolvido.
    Espero que encontre uma solução, seu blog é ótimo *u*
    Beijinhos...

    www.animes-love-nutella.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo, Ana-chan!
      Ah, que ódio não é? Ok, fico feliz que esteja melhor. Adorei o novo layout! Kissus~

      Excluir
  3. Nossa! Chocada bem que poderiam ter pedido pra você se podia reblogar né?! Não ia custar nada e nem cair a mão! Espero que tudo se resolva! bjsss

    http://worldthaiscristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tatah... tô esperando a resposta da garota...
      Ah, ansiosa pra ver teu blog funcionando!
      Bjs bjs

      Excluir
  4. Esse assunto é polemico dms... Enfim, sou a favor de se inspirar e ainda digo mais: É maravilhoso quando alguém se inspira, por exemplo, em um blog e ainda elogia a autora do blog. Falar "poxa, me inspirei no seu blog pois ele é maravilhoso e espero que um dia o meu blog faça sucesso como o seu faz!" Enfim, essas coisinhas n matam e ajudam mt ♥ Quem n gosta de elogios? Quem n gosta de saber q sua obra inspira alguém? Isso é gratificante! Mas quando usam o CTRL+C E CTRL+V .... Isso é de DOER!!!! Da vontade de matar. E a pessoa na maior cara de pau nem se deu ao trabalho de trocar as imagens, te copiou totalmente! Eu teria surtado KKKKKKKKKKK Enfim, acho seu blog LINDO!! *-* E indiquei para os meus leitores lá no blog hoje: http://apequenaka.blogspot.com.br/2014/05/follow-friday-12.html ♥ É só um follow friday q sempre faço, nada dms kk Espero q goste
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  5. QuÊÊÊÊÊ??? * correndo olhar* aimeucorassaum

    ResponderExcluir
  6. É realmente muito chato um dia você entrar em um blog é perceber que todos os seus posts desde o inicio foram copiados, eu não sou muito a favor de se inspirar, mas se colocar os créditos até que pode acontecer.

    Meu deus deve ter sido péssimo ver aquele plágio enorme! Sei como é já me plagiaram ... Acho que foi uns 2 posts e já foi péssimo T^T

    Querendo Voar *u* || Querendo Voar ~ (Queremos a sua visita! Beijos <3 )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Konnichiwa, Anny!
      Obrigada pelo apoio e é claro que vou visitar seu blog!
      bjs~♥

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi,Yasmim!
      O do personagem ali em cima no post? Ah, ele é Shinobu do anime yaoi chamado Junjou Terrorist. Gosto muito dele mas, ele é muito dramático rsrs
      Bjs~♥

      Excluir